A dinâmica de grupos do NeuroSer pretende o envolvimento da pessoa em actividades estimulantes e significativas, com um carácter de socialização associado.
É possível frequentar os ateliês de acordo com as necessidades e disponibilidades da pessoa, identificadas após avaliação realizada pela nossa equipa multidisciplinar. Os grupos são de dimensão reduzida e formados em função das características clínicas e funcionais, assim como dos interesses da pessoa.
As intervenções, sempre com objectivos terapêuticos, são concebidas com base numa abordagem holística, sendo desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar, que tem em conta os interesses da pessoa, a sua história de vida, a sua dinâmica familiar e as suas capacidades cognitivas e motoras. Existe flexibilidade para adaptar as actividades, tanto em termos de duração, como de tipologia, a fim de evitar ansiedade e alterações comportamentais. Algumas actividades são desenvolvidas no exterior.
- Ateliê da Memória (Estimulação Cognitiva de Grupo)
Visa estimular o funcionamento cognitivo de forma global e promover sentimentos de autoconfiança e de união entre os membros do grupo. Pretende-se fomentar a partilha de opiniões em torno dos temas pré-definidos. Para isso, recorre-se, por exemplo, a tarefas de papel e lápis, a objectos (ex: fotografias, comida, utensílios) a estímulos auditivos (ex: trechos radiofónicos, músicas), e à projecção de estímulos na parede (ex: trechos televisivos antigos). São utilizadas técnicas baseadas na terapia da validação, na orientação para a realidade e na terapia da reminiscência (evocação de memórias e experiências passadas).
- Ateliê do Movimento (Fisioterapia de Grupo)
Tem como principais objectivos a manutenção das capacidades motoras (ex: mobilidade, força muscular), a prevenção de sintomatologia dolorosa e o relaxamento, a fim de promover a autonomia motora durante o maior período de tempo possível. Para além disso, visa proporcionar um momento de bem-estar físico e emocional e de socialização entre o grupo. Engloba a realização de vários exercícios tendo em conta as capacidades de cada pessoa, onde são trabalhadas, de forma integrada, as funções motoras e cognitivas, mas também a expressão corporal de cada um, por exemplo através da dança.
- Ateliê Ocupacional (Terapia Ocupacional de Grupo)
Tem como principais objectivos o envolvimento e desempenho satisfatórios da pessoa com demência em ocupações consideradas significativas, potenciar o sentimento de pertença e de coesão grupal, fomentar a auto-estima e o sentimento de competência e promover a manutenção de rotinas. É um espaço que visa também a integração na comunidade envolvente, facilitando a manutenção do papel enquanto cidadão. Poderá incluir, por exemplo, passeios (ex: visitas a museus), actividades sensoriais (com recurso a materiais que apelem aos cinco sentidos), actividades de culinária e actividades manuais.
- Ateliê de Comunicação (Terapia da Fala de Grupo)
Trata-se de uma intervenção cujo objectivo geral é a promoção das capacidades de comunicação e de interacções sociais bem-sucedidas. Os benefícios dos ateliês da comunicação vão muito para além da conversação, pois: estimulam uma interacção natural e variada mesmo para pessoas que tenham dificuldades em se expressar; fomentam o uso de estratégias que facilitam e complementam a fala, tais como o gesto, a entoação ou a expressão facial; promovem a autonomia e a manutenção das capacidades de comunicação, lidando com eventuais frustrações, num ambiente familiar e acolhedor.