Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

Abordagem

O NeuroSer actua no sentido de  dar uma resposta adequada e adaptada às necessidades de cada pessoa com total respeito pela sua individualidade.

Mais concretamente, em contexto ambulatório, a prestação de cuidados de qualidade passará não só por oferecer condições adequadas de acolhimento, mas também pelo estabelecimento de um Plano de Intervenção Individualizado, adaptado às necessidades de cada um.

Avaliação das Necessidades por uma Equipa Multidisciplinar

A avaliação das necessidades da pessoa é fundamental para desenvolver um plano de intervenção adaptado e específico. No NeuroSer, esta avaliação é realizada com o apoio de uma equipa multidisciplinar qualificada (médico, psicólogo e terapeutas) que identifica as alterações funcionais, sejam elas do foro cognitivo, físico ou emocional, que no momento de avaliação se encontrem afectadas, de maneira a  definir a intervenção adequada.

Planos de Intervenção Individuais

Tal como na avaliação das necessidades, no NeuroSer, os Planos de Intervenção Individuais são desenvolvidos e implementados por uma equipa multidisciplinar.

A intensidade dos planos de intervenção varia em função das necessidades, podendo implicar apenas alguns períodos de intervenção semanais ou ser mais intensivos, implicando uma presença mais frequente, que poderá ser até cinco dias por semana. Ainda que os planos sejam individuais, algumas intervenções podem ser em grupo, em sala ou na comunidade, mais ou menos formais, sempre considerando os objectivos previamente estabelecidos.

Envolvimento da Pessoa e dos Familiares

O envolvimento da pessoa e dos familiares e cuidadores é um aspecto muito importante, não só para estabelecer o plano de intervenção, como para motivar a pessoa no seu desenvolvimento.

No NeuroSer o foco fundamental é a pessoa e todas as intervenções desenvolvidas têm em consideração o fim último de contribuir para a sua autonomia, auto-estima e qualidade de vida.

Particularmente no que respeita ao envolvimento da família e dos cuidadores, para além de um acompanhamento psicológico, assume relevância a partilha de conhecimento e de formas de actuação, contribuindo para uma melhor compreensão das implicações da doença de Alzheimer e outras patologias neurológicas, nas suas várias fases. O reforço das capacidades e competências permitirá melhor adaptar a forma de actuar a cada circunstância e manter a qualidade das relações familiares.

Reavaliação Periódica e Adaptação de Planos de Intervenção

Sem prejuízo do desenvolvimento dos planos de intervenção com o apoio de uma equipa multidisciplinar, que partilha diariamente resultados, uma reavaliação formal periódica, e possível adaptação dos planos de intervenção, faz parte da nossa forma de actuar.

Por um lado, é importante avaliar se os objectivos previamente definidos estão a ser cumpridos, assim como se estão a contribuir para a autonomia, a auto-estima e a qualidade de vida da pessoa.

Por outro lado, é importante não esquecer uma adequada avaliação das necessidades associadas a cada fase da patologia.