Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

A importância de um diagnóstico precoce

Porque é importante obter um diagnóstico precoce?

 

Existem casos de demência que podem ser potencialmente reversíveis.

Numa pequena percentagem de casos, as causas de demência são potencialmente reversíveis, podendo responder em parte ou na totalidade a um tratamento específico.

A demência induzida por fármacos é a causa mais frequente de demência reversível mas existem outras causas como alterações metabólicas ou infecções sistémicas.

 

O tratamento precoce pode ser mais eficaz

Apresar de não existir uma cura, o tratamento farmacológico da doença de Alzheimer e de outras demências é normalmente mais eficaz quando realizado precocemente.

Também as intervenções não-farmacológicas, como a estimulação cognitiva, a fisioterapia, a terapia da fala ou a terapia ocupacional, podem ajudar a manter uma maior autonomia, funcionalidade e qualidade de vida durante um período mais alargado.

No início da progressão da doença, é possível compreender a história de vida de forma ampla, quando a pessoa ainda é capaz de esclarecer dúvidas, informar acerca das suas preocupações ou manifestar desejos específicos que permitem a estruturação de uma intervenção mais personalizada e ajustada à pessoa.

 

Um diagnóstico precoce pode ser facilitador das tomadas de decisão

Um diagnóstico precoce permite que a pessoa participe activamente no seu processo de planeamento financeiro, jurídico e de cuidados médicos a longo prazo, tornando assim conhecidos os seus desejos aos membros da família.

Pode igualmente permitir uma priorização das decisões de vida e potenciar decisões positivas, como a realização de projectos, concretização de desejos ou a partilha das memórias.

 

É possível participar de uma forma consentida em estudos de investigação científica

Por vezes, as pessoas diagnosticadas precocemente podem ser convidadas a participar em ensaios clínicos, com novos fármacos, ou apoiar outros estudos tendo em vista a melhoria dos cuidados prestados.

 

O diagnóstico precoce pode ajudar a reduzir o estigma

O diagnóstico precoce pode ajudar a reduzir o estigma associado quando a sociedade começa a associar a doença com as pessoas nos estágios iniciais, quando estas ainda são activas e participativas na comunidade.

No entanto, é importante considerar que o diagnóstico pode gerar rótulos, estereótipos e que estes podem ser responsáveis pela perda de estatuto, sintomatologia depressiva ou comportamentos de oposição. Muitas famílias experienciam e lidam diariamente com as consequências da estigmatização. Por esse motivo, aumentar a sensibilização para o diagnóstico precoce requer também esforços para combater o estigma.

 

Um diagnóstico precoce ajuda as famílias

Um diagnóstico mais precoce permite que os familiares possam aprender mais sobre a doença, desenvolvam expectativas realistas e planos conjuntos para o futuro, o que se pode traduzir numa diminuição da ansiedade, de atitudes negativas e de sentimentos tardios de arrependimento.

Tomado por completo, as vantagens de um diagnóstico precoce traduzem-se em benefícios concretos para a pessoa com a doença mas também para os familiares ou cuidadores, minimizando a sobrecarga física e emocional associada aos cuidados.

Permite mais tempo para valorizar o presente e mais tempo para preparar o futuro.

 

Revisão Clínica: Inês Tello