Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

Tipos de AVC

AVC significa “Acidente Vascular Cerebral” e é a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. Um AVC ocorre devido a uma alteração do fluxo sanguíneo no cérebro.

De uma forma geral, os AVC´s são divididos em dois grandes tipos: AVC isquémico (por falta de irrigação sanguínea) e AVC hemorrágico (por hemorragia sanguínea).

Os Acidentes vasculares isquémicos são responsáveis por cerca de 80% dos casos de AVC. São causados por uma obstrução dos vasos cerebrais, que pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou por uma embolia (quando um coágulo ou uma placa de gordura, originária de outra parte do corpo, se solta e obstrui uma artéria ou pequeno vaso cerebral). Em muitos casos, um coágulo de sangue flutuante, denominado êmbolo, tem origem no interior do coração.

Os Acidentes vasculares hemorrágicos, são causados pela ruptura de vasos sanguíneos e, na maioria das vezes, ocorrem no interior do cérebro (a denominada hemorragia intracerebral). Podem também ocorrer entre o cérebro e os ossos do crânio (a denominada hemorragia subaracnoideia).

O tratamento imediato do AVC isquémico e do AVC hemorrágico é diferente. No primeiro caso, o objectivo pode passar resolver a obstrução da artéria que causa o AVC isquémico, enquanto que no segundo caso, o tratamento poderá envolver o tratamento da hemorragia cerebral.

AVC

Em alguns casos, os acidentes vasculares cerebrais são precedidos por um ou mais Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT). Os Acidentes isquémico transitórios, tal como o próprio nome indica, constituem episódios breves, de manifestações semelhantes às de um acidente vascular cerebral, mas que não deixam sequelas. No entanto, devem servir de alerta para que a pessoa procure assistência médica imediata, pois o risco de um AVC é muito elevado.

Mas o mais importante: o AVC é uma emergência médica!

Sabe identificar os sinais de alerta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, são sinais de alarme que podem prever o início de um AVC. Se notar dificuldades súbitas ligue de imediato para o 112.

O tratamento precoce de um AVC, em fase aguda, é considerado essencial, mas só poderá ser verdadeiramente bem sucedido,  quando a população for também consciencializada para a necessidade de se identificarem rapidamente os sinais e sintomas do AVC e de se agir em conformidade.

Revisão Clínica: Inês Tello