Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

Quais as fases na Lesão Cerebral Adquirida?

É importante uma intervenção adequada nas várias fases associadas à Lesão Cerebral Adquirida (resultante por exemplo de AVC ou Traumatismo Crânio Encefálico).

  1. Fase aguda: corresponde ao período em contexto hospitalar, existindo como principais objectivos o controlo do ambiente, evitando o excesso de estímulos e a desorientação da pessoa.
  2.  Fase pós-aguda: corresponde ao período em que, passado o risco para a pessoa, se deve implementar um programa de neuroreabilitação que deve ser individualizado, integral, especializado e interdisciplinar. A recuperação é diferente de pessoa para pessoa, sendo a integração num programa de reabilitação fundamental para recuperar ao máximo a funcionalidade. Durante a reabilitação a pessoa conhece as suas capacidades e limitações e aprende a utilizar estratégias para compensar as dificuldades sentidas.
  3.  Período crónico: neste período é importante trabalhar um bom programa de actividades de vida diária, assim como programas de apoio da comunicação, comportamento e emoções.