Dependendo da fase de evolução da doença, poderão ser necessários alguns ajustes no ambiente para garantir a segurança da pessoa com demência.
Dicas para garantir a SEGURANÇA em casa:
- Prevenir quedas – as quedas são a principal causa de incapacidade no idoso. Podem agravar o quadro clínico e diminuir significativamente a autonomia.
– Evite ter tapetes pela casa, mesmo que fixos ao chão.
– Opte por calçado fechado e não chinelos.
– Sinalize com autocolante reflector ou outro material locais susceptíveis de propiciar uma queda, como escadas, vãos e desníveis.
– Se puder, instale barras de apoio, sobretudo em corredores longos e na casa de banho.
– Mantenha uma boa iluminação em toda a casa.
Leia também o nosso artigo sobre esta temática.
- Prevenir intoxicações – dependendo da fase da doença, poderá ser importante retirar todos os medicamentos do alcance da pessoa com demência para evitar intoxicações farmacológicas. Lembre-se também de não deixar produtos de limpeza, como lixívia, ou outros, como insecticidas, ao alcance da pessoa.
- Prevenir queimaduras – programe o esquentador ou eletro-acumulador para uma temperatura mais amena de modo a evitar queimaduras (caso a pessoa com demência abra as torneiras de água quente). Durante as refeições, não ofereça os alimentos muito quentes.
- Prevenir ferimentos – dependendo da fase da doença, poderá ser importante retirar as ferramentas de corte, como tesouras e facas afiadas do alcance da pessoa com demência.
Revisão Clínica: Inês Tello