Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

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Melhorar a Comunicação com uma Pessoa com Demência

  • Simplificar a informação – ao falar com uma pessoa com demência utilize frases curtas e simples. Sempre que possível faça também gestos simples durante a conversação, pois facilitam a compreensão do que está a dizer. Pergunte apenas uma coisa de cada vez.
  • Dar tempo de resposta – a perda de memória dificulta a formulação de uma resposta. É fundamental que se dê tempo de resposta. Responder pela pessoa ou apressar a sua resposta podem fazer com que a pessoa com demência desista de comunicar.
  • Estar preparado para repetir – a comunicação com uma pessoa com demência irá certamente ter frases e perguntas repetidas. Embora possa ser frustrante para o cuidador, a repetição é fundamental para securizar a pessoa. Apontar o facto só vai aumentar a angústia da pessoa com demência e desencorajá-la de comunicar.
  • Utilizar todas as formas de comunicação – as alterações cognitivas das pessoas com demência, dificultam progressivamente a capacidade de falar e de compreender tudo o que lhes é dito. É importante utilizar todas as formas de comunicação possíveis. Utilize gestos durante a conversação para reforçar a sua mensagem. Esteja atento aos sinais “não verbais” da pessoa com demência como as expressões faciais e a linguagem corporal pois são um valioso suporte à comunicação.
  • Não infantilizar – O declínio cognitivo não significa que o adulto passe a ser uma criança. As atitudes de infantilização são facilmente detectadas por um adulto com demência e diminuem a sua auto-estima, confiança e dignidade e podem aumentar as atitudes violentas.

O NeuroSer quer dar mais um passo no sentido de ajudar os cuidadores a lidar com as dificuldades de comunicação e a reduzir a sobrecarga que está associada à prestação de cuidados ou ao contacto frequente com pessoas com demência. Nesse sentido, a segunda das Sessões Práticas e Informativas abordará as “Dificuldades de Comunicação”, onde existirá a oportunidade de identificar possíveis causas destes sintomas e adquirir estratégias para os prevenir ou gerir. Consulte aqui os objectivos da sessão.

Revisão Clínica: Inês Tello.

Ilustrações: Jim Frazier e Suvarna Sohoni