Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

Manhãs&Tardes NeuroSer

As Manhãs e Tardes NeuroSer pretendem dar acompanhamento à pessoa com demência durante um período alargado, envolvendo-a em actividades estimulantes.

É possível frequentar uma “Manhã” ou uma “Tarde” por semana, períodos semanais variados (ex: 2 Manhãs e 1 Tarde) ou até mesmo permanecer todo o dia, em função das necessidades e disponibilidade da pessoa. Os grupos são de dimensão reduzida e formados em função das características clínicas e funcionais, assim como dos interesses da pessoa.

As actividades são concebidas com base numa abordagem holística, sendo desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar, que tem em conta os interesses da pessoa, a sua história de vida, a sua dinâmica familiar e as suas capacidades cognitivas e motoras. Existe flexibilidade para adaptar as actividades, tanto em termos de duração, como de tipologia, a fim de evitar ansiedade e alterações comportamentais. Algumas actividades são desenvolvidas no exterior.

As Manhãs e Tardes NeuroSer decorrem de Segunda a Sexta-Feira entre as 09h00 e as 18h00.

An elderly woman sitting alongside her caregiver on a bench in a garden

  • Ateliê da Memória
    Visa estimular o funcionamento cognitivo de forma global e promover sentimentos de autoconfiança e de união entre os membros do grupo. Pretende-se fomentar a partilha de opiniões em torno dos temas pré-definidos. Para isso, recorre-se, por exemplo, a tarefas de papel e lápis, a objectos (ex: fotografias, comida, utensílios) a estímulos auditivos (ex: trechos radiofónicos, músicas), e à projecção de estímulos na parede (ex: trechos televisivos antigos). São utilizadas técnicas baseadas na terapia da validação, na orientação para a realidade e na terapia da reminiscência (evocação de memórias e experiências passadas).
  • Ateliê do Movimento
    Tem como principais objectivos a manutenção das capacidades motoras (ex: mobilidade, força muscular), a prevenção de sintomatologia dolorosa e o relaxamento, a fim de promover a autonomia motora durante o maior período de tempo possível. Para além disso, visa proporcionar um momento de bem-estar físico e emocional e de socialização entre o grupo. Engloba a realização de vários exercícios tendo em conta as capacidades de cada pessoa, onde são trabalhadas, de forma integrada, as funções motoras e cognitivas, mas também a expressão corporal de cada um, por exemplo através da dança.

  • Ateliê Ocupacional
    Tem como principais objectivos o envolvimento e desempenho satisfatórios da pessoa com demência em ocupações consideradas significativas, potenciar o sentimento de pertença e de coesão grupal, fomentar a auto-estima e o sentimento de competência e promover a manutenção de rotinas. É um espaço que visa também a integração na comunidade envolvente, facilitando a manutenção do papel enquanto cidadão. Poderá incluir, por exemplo, passeios (ex: visitas a museus), actividades sensoriais (com recurso a materiais que apelem aos cinco sentidos), actividades de culinária e actividades manuais.
  • Ateliê de Comunicação
    Trata-se de uma intervenção lúdica, centrada na interacção e na conversação entre os diferentes membros do grupo. O objectivo geral é a promoção das capacidades de comunicação e de interacções sociais bem-sucedidas. Os benefícios dos ateliês da comunicação vão muito para além da conversação, pois: estimulam uma interacção natural e variada mesmo para pessoas que tenham dificuldades em se expressar; possibilitam uma oportunidade de discutir e partilhar memórias, opiniões, sentimentos e problemas comuns; fomentam o uso de estratégias que facilitam e complementam a fala, tais como o gesto, a entoação ou a expressão facial; promovem a autonomia e a manutenção das capacidades de comunicação, lidando com eventuais frustrações, num ambiente familiar e acolhedor.