Centro de Diagnóstico e Terapias: Alzheimer e Outras Patologias

Horário : Segunda a Sexta das 09h00 às 19h00
  Contacto : +351 21 750 6010 | info@neuroser.pt

Consulta de Apoio ao Cuidador

As patologias neurológicas (ex: Doença de Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crâneo-Encefálico) podem ser particularmente incapacitantes. O cérebro é, entre outras coisas, o órgão responsável pelos nossos pensamentos, emoções, personalidade, funções executivas e pela capacidade de gerar movimento  (as chamadas funções nervosas superiores). Quando existe uma lesão cerebral, seja degenerativa ou adquirida, qualquer uma destas funções pode ser comprometida e, por consequência, a pessoa passar a depender de terceiros para realizar as tarefas do quotidiano.

É muito frequente os cuidadores de pessoas com patologia neurológica experienciarem níveis elevados de stress. Este fenómeno pode ser muito prejudicial para o estado de saúde do doente mas também para o do cuidador.

Foi nesse sentido que o NeuroSer desenvolveu a consulta de Apoio ao Cuidador que se destina a familiares que prestem cuidados a portadores de patologia neurológica.

O Apoio geral ao Cuidador tem dois objectivos principais:

  1. O primeiro prende-se com o ensino de estratégias específicas que possam servir para lidar com os sintomas que resultam da patologia em questão.

No caso de uma demência (ex: Doença de Alzheimer), é particularmente importante dar a conhecer aos cuidadores as estratégias que podem utilizar para evitar ou minimizar as alterações comportamentais que surgem.

No caso de um AVC, pode passar por dar estratégias para promover uma comunicação eficaz ou para realizar adaptações no domicílio quando existem limitações motoras.

Para esse efeito, o Apoio ao Cuidador conta com a contribuição de uma equipa multidisciplinar cujos membros (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas da fala) colaboram para fornecer as estratégias mais adequadas à família, tendo em conta variáveis como a condição clínica, a personalidade da pessoa com patologia, a dinâmica familiar e não só.

  1. Para além do ensino de estratégias especificas para lidar com os sintomas de uma patologia neurológica, a consulta de Apoio ao Cuidador pretende dar espaço ao cuidador familiar para desabafar as suas frustrações e dificuldades.

Muitas vezes o cuidador depara-se com a necessidade de confiar o cuidado do seu familiar a outras pessoas por não ser física ou emocionalmente capaz de o fazer sozinho, pois uma situação de stress excessivo ou de sobrecarga pode levar a que o cuidador deixe de ser a pessoa mais adequada para prestar cuidados. Por vezes, esta decisão é acompanhada de um sentimento de culpa pois os cuidadores sentem que estão a desistir do seu familiar. Esta consulta pretende dar um suporte emocional para que o cuidador se possa sentir apoiado nestas e outras decisões que toma de forma independente.

Esta consulta também pode ajudar o cuidador a lidar com a sobrecarga associada à tarefa de cuidar, por exemplo ajudando-o a organizar a sua agenda, reservando momentos para si. Este trabalho é realizado por psicólogos com experiência e especializados na área da neurologia.

Revisão Clínica: Margarida Rebolo